domingo, 17 de julho de 2011

Tom de Pele


Hello girls!
Depois de muito tempo sem postar (e depois de ter feito este blog novinho), continuamos então com o trabalho no blog.
Hoje falo-vos um pouco da teoria da cor. Não sei se têm noção mas todas nós na nossa pele temos subtons, e estes subtons podem ser frios, quentes ou mesmo neutros. As peles frias são caracterizadas pelo tom rosa e as quentes pelo tom amarelo. Cada um destes tons irá definir que cores ficam melhores em cada uma de nós, não apenas a cor dos olhos e do cabelo. Se és daquelas que diz que nada te fica bem, segue algumas das dicas e provavelmente surtirá efeito.
Afinal o quê que quer dizer esta coisa do tom frio ou quente? As peles frias têm matizes rosadas ou azuladas e como o próprio nome diz, são favorecidas pelas cores frias; ao contrário das peles quentes que têm matizes amarelas ou cor de pêssego e são favorecidas pelas cores quentes. Não se deixem enganar pela cor do cabelo ou dos olhos, não é isso que define se a nossa pele é quente ou fria, para dizer a verdade grande parte da população tem a pele num tom quente, apenas uma pequena percentagem a tem num tom frio e ainda existem as que a têm num tom neutro. É este tom que nos vai ajudar a escolher a base, a roupa, a cor dos acessórios e a maquilhagem.
Como saber o tom? É simples, existe uma série de testes que podem ser feitos para se descobrir.
1.       Com uma folha de papel branco debaixo do queixo e sob a luz natural devem-se observar os tons que se reflectem nela, se são rosados ou amarelados. Se forem rosados a pele será do tipo frio, se forem amarelados a pele será do tipo quente.
2.       Arranja duas folhas: uma cor-de-laranja e outra cor-de-rosa. À luz natural à frente de um espelho coloca primeiro uma das folhas e depois a outra e observa qual das cores ilumina o teu rosto, a outra cor irá fazer com que os defeitos da tua pele sobressaiam. Se a cor que ilumina o teu rosto for a laranja o teu tom é quente, se for o rosa o teu tom é frio.
3.       Experimenta com dois brincos, um dourado e outro prateado e vê qual dos dois ilumina o teu rosto. Se for o dourado o teu tom é quente, se for o prateado o teu tom é frio.
4.       No pulso e no braço observa a cor das tuas veias. As pessoas de tom frio têm veias de cor azulada e as de tom quente têm as veias de cor verde.
Existem outras dicas, mas penso que estas chegam para definirem o vosso tom. Se tiverem dúvidas peçam ajuda a uma amiga, se o resultado continuar a ser inconclusivo provavelmente serão uma daquelas pessoas de tom neutro.
O facto de terem um tom frio não quer dizer que são obrigadas a usar apenas cores frias e o mesmo é válido para as que têm um tom quente, por exemplo um azul ou um vermelho, ambas poderão usar o azul e o vermelho, apenas não ficarão bem com o mesmo tom de vermelho e o mesmo tom de azul. Existem azuis mais quentes e azuis mais frios.
Estas imagens encontrei num blog, mas infelizmente já não sei qual, é para salvaguardar que a compilação de cores não foi feita por mim, mas está muito bem feita.
Aqui podem ver um conjunto de cores em tons frios:

E aqui um conjunto de cores em tons quentes:

Em geral poder-se-á dizer que os tons frios são mais fechados e os quentes mais abertos englobando a grande maioria dos castanhos.

E porque o post já se alonga e depois ninguém o quer ler vou deixar os tipos de tons frios e os tipos de tons quentes para o próximo post. Posso dizer que os tons quentes e frios poderão ser divididos em claro, médio ou escuro (não tem se a pele é clara ou escura e sim com um conjunto de atributos) ou as quentes em Outono e Primavera e as frias em Inverno e Verão.
As peles negras não são classificadas segundo as estações e têm nomes: Calipso, Spike, Saara, Nilo, Jazz e Blues.
Infelizmente não sei muito acerca de peles negras. Com uma descrição de cada um dos tons consegue-se perceber diferenças, mas falarei disso no próximo post. Espero que vos ajude, não poderei dar muitas dicas até porque a minha experiência com peles negras é nula.

1 comentário:

  1. Olá Troppo Bella! Gostei muito deste post e queria perguntar se me autorizas a adaptá-lo no blog Sempre na Moda? Com os devidos créditos, obviamente! (com link para o teu blog :))

    Responde para colaboradora@semprenamoda.com.pt, por favor. Beijinhos e muita sorte para o blog!

    ResponderEliminar